InícioPortalFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Otaku e Preconceito.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Giba-sensei
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 491

MensagemAssunto: Otaku e Preconceito.   Sab 28 Jun 2008 - 18:51

Olá Pessoal

Meu nome é Gilberto, moro em Mossoró/RN, tenho XX anos a completar em dezembro próximo, sou empresário, tenho curso superior e ainda sou professor universitário do curso de administração e tenho como passatempo predileto assistir animes e ler mangás.
Como vocês, amigos leitores devem notar, o meu perfil é diferente da maioria dos "otakus". Pois os "Otakus" são, em sua maioria, adolescentes, estudantes do 2.º grau e que passam horas varando a internet. Faço parte de uma minoria entre vocês. Mas, nós "otakus", fazemos parte de uma outra minoria dentro da sociedade. Quem nunca foi chamado de esquisito, alienado e ainda violentado moralmente? Pois é, amigos. Existem até comunidades no ORKUT contra a gente. Além de existir comunidades contra negros, homossexuais, judeus e nordestinos agora tem contra animaniacos.
Mas o ponto em que quero chegar e que notei há poucos dias é a discriminação entre otakus. “Como? Isso existe?” devem perguntar vocês. Vou explicar. Dou aula numa universidade de uma cidade a 150 km da minha chamada Pau dos Ferros (o nome é esse mesmo) com pouco mais de 30 mil habitantes e possui um acesso restrito a internet (não há banda larga, só discada) e quase ninguém sabe o que é anime. Quase. Um dia estava escutando no computador da universidade o tema de abertura de Wolf’s Rain (Stray) e um aluno se aproximou e perguntou o que eu estava ouvindo e disse-lhe que se tratava de um animê. E me surpreendo, pois o mesmo sabia o que era. E perguntei quais ele assistia e o mesmo me responde: “Eu sou fã dos Cavalheiros do Zodíaco”. O interessante que ele só conhecia o CDZ e que assistia nos tempos da Manchete (novo hein?) e que os cultuava. Eu no meu canto comecei a rir e dizer: “Mas rapaz, tem muito “desenho” melhor que esse ai, como por exemplo, FMA, Bleach, Ergo Proxy e tantos outros e você gosta daquela choradeira de Shun. Isso deixa qualquer um louco.”
Conversa vai, conversa vem e o aluno me confessou que adoraria assistir a saga de CDZ contra Hades e prontamente disse-lhe que gravaria em CD e que trazia na próxima semana. E ele ficou totalmente entusiasmado. Bem. Cheguei em casa no fim de semana e comecei a baixar os episódios (a net lá de casa é banda larga) e por curiosidade comecei a assisti-los um a um. Apesar da frescurice de Shun, do otimismo exacerbado de Seiya e da frieza contumaz de Ike, me fez lembrar o porquê da minha pessoa gostar de animes. O CDZ foi o primórdio da animação japonesa no Brasil, onde atingiu massas televisivas curiosas quando a internet estava engatinhando no nosso país (e hoje está longe do ideal). O sucesso do CDZ é mundial. Acredito que esse anime é o ponto de partida da divulgação da animação japonesa (como também da cultura, costumes, etc) para o mundo. È um marco. Arrisco-me a dizer que pode até ser comparado na história igual o inicio da idade contemporânea com a queda da Bastilha na Revolução Francesa.
Mas muitos torcem o nariz par o CDZ. Com o avanço da tecnologia digital, muitos animes nos enchem os olhos com sua computação gráfica e com estórias bem elaboradas (muitas vezes com violência explicita) e sempre acabamos de esquecer que tudo há um inicio e esse inicio é o CDZ.
Voltando ao assunto descriminação, quem nunca viu em comunidades de otakus no ORKUT, alguém criticar o que o outro assiste. Vejo direto. Até porque participo de algumas e acho uma idiotice extrema. Uns gostam do estilo de Love Hina, KareKano e Ai Yori Aoshi , alguns de School Rumble, Ouran High School e Boys Be e outros adoram Bleach, Blood+ e Naruto. E o quê que tem? Não podemos ter nossos próprios gostos?
O que escrevo até agora pode parecer besteira, mas as descriminações contra grupos étnicos, religiosos e regionais podem começar a partir desse ponto entre otakus. Fazendo uma comparação. Quem não se lembra da 2.ª Guerra Mundial onde um homem só inflamou uma nação inteira com suas idéias de supremacia branca e atacou os judeus. Abaixo o ódio, viva todos os estilos de animes, viva o CDZ, sejam ecléticos.
Ah, sim! Voltando ao meu amigo aluno. Entreguei o CD para ele e após disse-lhe: “Agora você é um otaku!”. E ele, sem saber o significado do termo, me veio com essa pérola: “Professor, com todo o respeito, mas vai dá o c..., o senhor!”.

Gilberto Vale

Não tenham medo do meu avatar e sign

Participem da comunidade do fórum no orkut: CLIQUEM AQUI!
Ver perfil do usuário
Dart-
Patrão
Patrão

Masculino Número de Mensagens : 1053

MensagemAssunto: Re: Otaku e Preconceito.   Sab 28 Jun 2008 - 20:59

O texto é bom, porem existe um problema em toda essa coisa de otaku e é o seguinte.
Eu não suporto o termo otaku, por ser perjorativo, e não suporto o fato de muitas pessoas que gostam de animes dizerem que são otakus e não terem a menor ideia do que estã falando, dizer eu sou otaku é o mesmo que dizer "eu sou completamente alienado, não sei o que é uma mulher, não sei o que é socializar e não sei o que é vida".
Eu concordo com o seu texto, no ponto que diz respeito ao preconceito em geral, e aquela velha forma de pensar em animes como coisa de criança, eu duvido uma criança assistir a obras como Prefect Blue ou Paprika. Mas isso é algo que não vai mudar tão cedo.

O seu texto é ótimo, porem o termo otaku não deveria ser usado com orgulho. Nós adoramos animes, porem nós não somos otakus, lembre-se otaku é o mesmo que "eu sou completamente alienado, não sei o que é uma mulher, não sei o que é socializar e não sei o que é vida".

OBS: não tenho a menor intenção de criticar ninguem que futuramente postará no tópico, principalmente o autor do mesmo, aqueles que me conhecem um pouquinho melhor sabem disso. É só que eu não suporto ser chamado de otaku por conhecer o verdadeiro sentido da palavra
Ver perfil do usuário http://psecret.forumeiros.com
0000000
V.I.P
V.I.P

Masculino Número de Mensagens : 1824

MensagemAssunto: Re: Otaku e Preconceito.   Sab 28 Jun 2008 - 22:15

Bom o teu texto já te disse muitas vezes é muito bom(tbm já disse q era para fazer um livro,mais o velho é teimoso) ah coitado vc nom pegou seus aluno depois naum?era só sai de lá e comer ele na porrada eskeci ou passar alguma prova bem difícil :>]: .
Ver perfil do usuário http://psecret.forumeiros.com/
Killua Zaoldyeck
Não tenho segredos
Não tenho segredos

Masculino Número de Mensagens : 626

MensagemAssunto: Re: Otaku e Preconceito.   Qui 3 Jul 2008 - 23:20

Belo texto. . .

mas esse lance de discriminação religiosa e étnica saum famosos. . .

mas discriminações Otaku's?

oq eh isso? um novo Nazismo?
Ver perfil do usuário
Orfeu
Designer
Designer

Masculino Número de Mensagens : 85

MensagemAssunto: Re: Otaku e Preconceito.   Dom 6 Jul 2008 - 17:47

Bem 1º vamos entender um pouco o que "significa" otaku

Citação :
"Otaku (おたく ou オタク) é um termo usado no Japão para designar um fanático por um determinado assunto, qualquer que seja. No imaginário japonês, a maioria dos otakus são indivíduos com tendência a se isolar socialmente, que se atiram de forma obsessiva a um hobby qualquer, chegando em seu ápice a apresentar sintomas de fobia social e de comportamento esquivo.

No ocidente, a palavra é utilizada como uma gíria para rotular fãs de animes e mangás em geral, em uma clara mudança de sentido em relação ao idioma de origem do termo. Muitos membros da comunidade acham o termo ofensivo por não concordarem com a distorção de sentido do mesmo e se recusam a ser chamados assim. O termo é normalmente utilizado apenas dentro da comunidade de fãs de anime e mangás e de falantes do idioma japonês, sendo portanto desconhecido para o grande público.

A palavra otaku em japonês é, originalmente, um tratamento respeitoso na segunda pessoa (お宅, literalmente "o seu clã" ou "a sua família").

Com o tempo, surgiram diferentes "tribos" de otaku, que se identificavam de acordo com seus interesses em comum. Algumas delas são:

anime otaku (Animação Japonesa)
manga otaku (Histórias em quadrinhos)
pasokon otaku (Computadores)
gēmu otaku (Videogames)
tetsudō otaku (Miniaturas, como trens de brinquedo)
gunji otaku (Armas e coisas militares)
"

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Otaku

Agora a parte de preconceito
Na verdade até mesmo entra a "comunidade otaku" existe isso, ja vi em varios foruns que o "assunto base" é animes e/ou mangas posto uma pequena pesquisa "Você se considera um Otaku?" e vejo que muitos tem raiva de ser chamados assim(vide o caso do nosso amigo"Dart-Sama" logo acima ^^) ou comparados, ja vi casos de uma pessoa dizer " Levando em consideração a parte do significado de clã/grupo de fãs sou sim um otaku" e outro user igualmente ou tão "viciado" em animes/mangas quanto o que se "assumiu" chingar e fazer piadinhas de pessimo gosto, acho muito dificil ficar debatendo/tocando nesses assuntos de preconceito de terceiros Vs otakus se até mesmo "dentro" da comunidade existe esse preconceito.

Enfim...To compreguiça de digitar o que sempre digito sobre esse assunto então fico por isso mesmo o post...Infelizmente hj em dia ainda existe muitas "cabecinhas fechadas" para o mundo e duvido muito que algum dia isso de preconceito acabe...No maximo vão achar outro "grupinho" pra importunar ^^

E jovem giba, tenho um profº de historia que tem 62 anos e é viciado em Death Note e estilos de horror(ele pirou quando eu disse que vi uma noticia que o filme "o gripo" ou "o chamdo" não lembro ao certo, que iria virar manga xD) então tenha certeza pra gostar de animes ou mangas não tem que ter um "perfil" e sim tempo(resumindo: ser desoculapdo) pra ler/asssitir o que gosta ^^
Ver perfil do usuário
Yukino
Ativo
Ativo

Feminino Número de Mensagens : 1368

MensagemAssunto: Re: Otaku e Preconceito.   Dom 6 Jul 2008 - 18:30

Muito bom o seu texto sensei...um assunto realmente importante.
Eu não deixo de gostar do animes(e cartoons tb...pq não?) de aintigamente...
Gosto sim dos atuaiz mas não deixo de admirar os primeiros que pintaram na telinha...(afinal eu era uma dessas pessoas sem acesso a internet.)
Portanto...CDZ,Sailor Moon, Shurato, Dragon Ball,Fly..todos fizeram parte da minha vida..(e fazem!)...
Quero é poder reve-los!!

O termo otaku, ele não deveria ser empregado por nos brasileiros, pelo fato de ser algo meio que "exagerado" com relação a gostar..no caso de otaku isso é exessivo....
Portanto mais certo seria.."fã de desenho japones"...mas como o termo é grande d+ e o termo otaku aki virou outra coisa..axo que não tem problema....
nãosei
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Otaku e Preconceito.   Hoje à(s) 1:37

Otaku e Preconceito.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Diferença entre Otome e Otaku
» As Vans Muito Loucas do Japão
» Os 100 sobrenomes japoneses mais populares
» O que você faria se...
» [TESTe] Qual animal você vira quando está com raiva?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Paradise Secret :: Fan Service :: Designs | Artes-
Ir para: